Câmbio em Buenos Aires: saiba tudo (2022)

Dólar, real ou peso? O que trazer pra sua viagem a Buenos Aires? Como estão as cotações de real e dólar hoje no câmbio em Buenos Aires?

Onde trocar dinheiro sem correr o risco de cair e com segurança? Veja as respostas para essas e outras perguntas aqui!

Câmbio em Buenos Aires: saiba tudo (1)

O câmbio em Buenos Aires é praticado com pelo menos três cotações diferentes: a oficial, a do mercado paralelo e a dos comércios, além de lojas e restaurantes, que aceitavam pagamento em dólar ou real, mas com sua própria cotação.

Ainda há alguma diferença de valores no câmbio paralelo ou no comércio, mas já não é mais como antigamente. Como sempre, é bom ficar atento, porque nesse mercado flutuante tudo pode mudar rapidamente.

Saiba tudo sobre o câmbio paralelo em Buenos Aires

Câmbio em Buenos Aires: que moeda usar?

Câmbio em Buenos Aires: saiba tudo (2)

Não é recomendado trocar o real por pesos no Brasil, omelhor é trazer real ou dólar e trocar em Buenos Aires.

Pelo menos atualmente, vai lhe dar mais vantagem no câmbio e você ganha um tempinho pra ter uma ideia de como estão os preços e quanto pode chegar a gastar na sua viagem. Antes de trocar tudo, guarde um pouco de reais, se quiser, só para evitar que sobre muito dinheiro estrangeiro no final de sua viagem.

Deixe para fazer câmbio em Buenos Aires

Câmbio em Buenos Aires: saiba tudo (3)

Então não precisa fazer câmbio em Buenos Aires? Posso usar real e dólar o tempo todo? Não! A ideia é que você otimize o valor que vai trocar, de maneira que fique o mais próximo possível do que você vai gastar.

Muita gente já quer trazer os pesos desde o Brasil, para ter como pagar o transporte ao hotel em pesos. Mas ao chegar, você pode trocar uma primeira parte no aeroporto mesmo, tanto no aeroporto de Ezeiza quanto no Aeroparque é possível fazer câmbio durante as 24 horas do dia, no Banco de la Nación.

Câmbio em Buenos Aires: saiba tudo (4)

Outra opção é contratar e pagar antecipadamente o transfer, desde o Brasil. Há várias empresas que oferecem esse serviço.

E também, você pode solicitar um táxi dentro do aeroporto na empresa conveniada, assim, você já sai sabendo quando irá pagar quando chegar ao seu destino, apenas lembre-se que o táxi pode cobrar um valor extra dependendo da localização e por excesso de bagagem.

Veja as comodidades e segurança em pedir um Transfer

Bancos e casas de câmbio em Buenos Aires

Câmbio em Buenos Aires: saiba tudo (5)

Se os pesos que você trocou no aeroporto já estão terminando e você precisa fazer câmbio em Buenos Aires, o melhor e mais seguro é procurar os locais de câmbio oficial, como bancos e casas de câmbio.

Você vai pagar um pouco mais do que no paralelo, mas é o preço pela segurança e não correr o risco de receber notas falsas ou de poder reclamar caso haja algum problema, já que a transação fica registrada e você terá um recibo.

Cotação do peso argentino, saiba como calcular

Câmbio em Buenos Aires: saiba tudo (6)

Mais uma vez vale a ressalva de que os valores flutuam. Hoje a diferença do dólar oficial para o dólar blue (como chamam por aqui o paralelo), por exemplo, é o oficial vendido a 96 pesos, o paralelo está sendo comercializado a 179 pesos*.

O horário de funcionamento dosbancosaqui é desegunda a sexta, das 10h às 15h. No caso dascasas de câmbio, é desegunda a sexta, das 10h às 17h. Nos locais mais turísticos, como a rua Florida, há casas de câmbio operando também aos sábados e domingos.

*Valores em pesos argentinos. Atualizado em agosto de 2021.

Mercado paralelo de câmbio em Buenos Aires: cuidado!

Câmbio em Buenos Aires: saiba tudo (7)

Como dissemos no início, o fim das restrições cambiárias do novo governo argentino não conseguiu eliminar de vez o mercado paralelo. Você ainda verá (e muito) os famosos “arbolitos” (como são chamadas as pessoas que ficam na rua anunciando câmbio) pela Florida, por exemplo.

Mas a verdade é que você deve avaliar o risco antes de decidir se aventurar nesse tipo de câmbio em Buenos Aires. Nesse caso você não receberá nenhum comprovante e estará mais exposto a golpes, como receber notas falsas, por exemplo. Além é claro de andar com dinheiro no deslocamento até o local de troca e no retorno até seu hotel.

Câmbio em Buenos Aires: dólar ou real?

Câmbio em Buenos Aires: saiba tudo (8)

E entre dólar e real, qual vai me beneficiar mais ao fazer o câmbio em Buenos Aires? Infelizmente essa não é uma resposta fácil de dar. Como o mercado cambiário é muito flutuante, o ideal é avaliar no dia da troca.

Você terá que fazer os cálculos de acordo com os valores do câmbio oficial ou paralelo (se for o caso) do dia que você vai trocar, considerando também a variação do dólar no Brasil.

Nossa dica: devido à instabilidade e desvalorização da moeda argentina, acompanhe sempre online as cotações do dia em sites oficiais de câmbio.

Veja aqui os valores do câmbio oficial

Notas falsas em Buenos Aires

Câmbio em Buenos Aires: saiba tudo (9)

Fique atento sempre às notas de pesos que você receber, seja ao fazer câmbio em Buenos Aires, seja numa simples corrida de táxi ou ao pagar por uma compra ou um serviço. A falsificação de notas aqui é uma prática muito usada pelos golpistas, apesar dos cuidados do Banco Central Argentino em criar mecanismos para evitar as falsificações.

As notas de peso argentino são elaboradas com papel de fibra de algodão isento de fluorescência à luz ultravioleta e impressa em offset, calcografia (com relevo sensível ao tato) e tipografia. Além disso, apresentam uma marca d’água, que pode ser observada a contraluz, onde se vê a imagem do prócere correspondente a cada valor.

Veja nesse post como reconhecer uma nota falsa

Uso do cartão

Câmbio em Buenos Aires: saiba tudo (10)

Na sua vinda a Buenos Aires considere também trazer pelo menos um cartão internacional de crédito. Por mais que você não tenha intenção de usá-lo, é sempre bom ter uma alternativa para o caso de alguma necessidade ou aperto.

Nesse caso, antes de vir, você terá que entrar em comunicação com o banco ou a entidade emissora do cartão para liberá-lo, o que muitas vezes pode ser feito até online. Lembre-se que o uso do cartão implica a cobrança de taxas e impostos, como o IOF, por exemplo. A rede mais aceita na capital portenha é a Visa, depois a Mastercard, seguida pela American Express.

Veja aqui mais detalhes sobre o uso do cartão na sua viagem

Últimas comprinhas

Câmbio em Buenos Aires: saiba tudo (11)

Por fim, como é de se esperar, você chega ao fim da viagem com alguns pesos no bolso. Se você não pensa em voltar tão cedo por aqui, não tem sentido guardar esse dinheiro.

Use-o, portanto, para seus gastos finais, como o táxi ou transfer ao aeroporto, um lanche antes do embarque ou, ainda melhor, as comprinhas de última hora no free shop.

Vídeo da Aguiar sobre dinheiro em Buenos Aires

O canal da Aguiar Buenos Aires no Youtube também traz várias dicas de turismo em Buenos Aires, sobre diversos assuntos. Um vídeo muito consultado pelos turistas é o que fala de dinheiro e câmbio em Buenos Aires.

E-book

Câmbio em Buenos Aires: saiba tudo (12)

A Aguiar Buenos Aires tem um E-book especial que tira as principais dúvidas sobre dinheiro em Buenos Aires.

As dicas são valiosas e omelhor é que você poderá baixá-lo gratuitamente por meio do celular e usá-lo durante toda a viagem ou em seu computador!

Câmbio em Buenos Aires: saiba tudo (13)

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Top Articles

Latest Posts

Article information

Author: Velia Krajcik

Last Updated: 10/31/2022

Views: 6017

Rating: 4.3 / 5 (74 voted)

Reviews: 89% of readers found this page helpful

Author information

Name: Velia Krajcik

Birthday: 1996-07-27

Address: 520 Balistreri Mount, South Armand, OR 60528

Phone: +466880739437

Job: Future Retail Associate

Hobby: Polo, Scouting, Worldbuilding, Cosplaying, Photography, Rowing, Nordic skating

Introduction: My name is Velia Krajcik, I am a handsome, clean, lucky, gleaming, magnificent, proud, glorious person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.