Horóscopo novembro: as previsões completas para cada signo - ELLE Brasil (2022)

Horóscopo novembro: as previsões completas para cada signo - ELLE Brasil (1)

  • colunistas

Horóscopo novembro: as previsões completas para cada signo

Brilhe essa estrela: eclipse lular, vibes de doideirinha e transição de poder.

  • colunistas

POR Madama Brona





Marte iniciou sua retrogradação e até tenta fechar os caminhos de mudança, mas Júpiter voltou pra Peixes e está finalmente colocando tudo em ordem.
Outubro foi um mês de tudo ou nada. Os trânsitos desse último mês foram pesados, assim como a tensão da corrida eleitoral e a definição dos rumos do Brasil nos próximos anos. Uma decisão coletiva foi tomada, mas o clima de instabilidade ainda é grande e até meio cômico, quando consideramos as desinformações absurdas que circulam nos grupos de zap e redes sociais. Tem gente que tá feliz, tem gente que tá com medo e tem gente que não tá entendendo nada. O discurso de vitória do Lula foi de união e reconciliação, porque ele sabe que esse país precisa de paz para se desenvolver. Um ufa mesmo só vai acontecer com a posse do novo governo, em janeiro do ano que vem, mas até lá já vamos nos liberando da ansiedade coletiva que é viver num país governado por Bolsonaro. Se outubro foi um mês de liberação e encerramento, novembro vem para focar no futuro.

Um parênteses sobre as eleições: vou confessar que eu estava pessimista e não estava acreditando muito na vitória de Lula. Mas ver o pessoal que eu admiro engajado na campanha e não desmotivando pelo acirramento me fez ter esperança num futuro diferente. Na verdade, foi um tapa na minha cara, o tapa mais gostoso que eu já levei. Esse sentimento de estar em comunidade e se sentir parte de uma mudança é incrível e absurdamente poderoso.

O que esperar da astrologia nesse fim de ano:desde outubro estamos em plena temporada de eclipses. Começou com um eclipse solar em conjunção ao nodo sul em Escorpião e segue com o próximo eclipse, dessa vez lunar, em Touro, no dia 8/11. Nenhum desses eclipses foi ou será visível no Brasil, mas ainda assim indicam lunações intensas. Mudanças de poder que acontecem em temporada de eclipses tendem a ser importantíssimas para o cenário coletivo de longo prazo. Em outubro, o eclipse solar fez conjunção com o nodo sul e oposição a Urano em Touro. Esse eclipse significou liberações e encerramentos. Agora, em novembro, o eclipse lunar que acontece em conjunção à Lua cheia em Touro fala de expansão e absorção. Touro é o oposto de Escorpião. Se Escorpião fala de eliminação e liberação, Touro fala de nutrição e apego. O ciclo mítico da cabeça e da cauda do dragão dão o tom dos eclipses: algo é eliminado para que algo seja absorvido. Para crescer é preciso abrir espaço e passar por transformações.

Além dos eclipses, o dia das eleições do segundo turno coincidiu com o início da retrogradação de Marte no signo de Gêmeos. Marte fica retrógrado do dia 30/10/22 até 12/1/2023. Dia 13/1 já teremos Marte transitando em movimento direto, mas até lá estaremos passando por um período que enfatiza esse Marte, os inconformados que não aceitam as eleições, a máquina da desinformação e as redes sociais num blábláblá infinito e enlouquecedor. Não dá pra se deixar sugar por essas tecnologias de guerra mental. É preciso saber focar e aterrar pra passar por esse período de olho nas mudanças necessárias.

Marte é o planeta da agressividade, da imposição da vontade e da capacidade de ação. Em Gêmeos, Marte assume uma face ambígua e se expressa sobretudo através de discussões um tanto birutas, irritantes, escandalosas, cômicas se não fossem odiosas. Coincide com um período coletivo de choramingo dos bolsonaristas. Se nota que estão perdidos e não sabem direito ainda o que fazer. Pois Marte retrógrado é mesmo errático, inconsistente e tende a andar em círculos. Esse Marte é regido por Mercúrio em Escorpião no início do mês e, a partir do dia 17/11, é regido por Júpiter em Peixes. Isso me faz pensar que, apesar de um início de mês tumultuado com bloqueios nas estradas, novembro deve encerrar com ordem e mais tranquilidade nessa transição de fim de ano (na medida do possível!!).

Num nível mais pessoal, essa retrogradação indica um ciclo de dois meses para que caminhos sejam realinhados e possamos fazer as coisas de um jeito diferente do habitual. Vale a pena cuidar a língua de chicote e não morrer pela boca. Esse Marte retrógrado faz quadratura com Netuno em Peixes, o que nos aconselha a ter cautela antes de agir na emoção. Antes de se jogar é preciso pisar no freio e talvez pisar fofo. Vamos com calma, devagar e sempre, às vezes voltando pra trás pois nem todo ex é ruim e nem todo retorno é sinal de retrocesso. Tá aí o retorno do nosso querido ex e agora futuro presidente Lula. Marte fica retrógrado a cada dois anos, faz parte de seu ciclo essa volta para trás, assim como faz parte do aprendizado vivenciar as voltas que a vida dá. No final, é muito mais como a gente lida com o que nos acontece do que um destino fixo imutável e fora do nosso controle.

Por falar em mutabilidade, o aspecto que Marte forma com Netuno, e o ingresso de Vênus, Mercúrio e Sol em Sagitário trazem vibes de mudança para a segunda metade do mês. Sentimos que estamos em transição e precisamos nos adaptar a uma nova realidade. Ao contrário da profundidade de Escorpião, Sagitário vem com o fogo da extroversão. Com Júpiter voltando ao movimento direto no dia 20/11, é tempo de consolidar melhorias e mudanças.Até lá, seguimos com a temporada escorpiana e com o limpa limpa limpa todo o ódio coletivo desses últimos anos.

Linha do tempo:

8/11 – Lua cheia em Touro e eclipse lunar

16/11 – Vênus entra em Sagitário

17/11 – Mercúrio entra em Sagitário

22/11 – Sol entra em Sagitário

23/11 – Início da lunação de Sagitário e Júpiter retomando o movimento direto

A seguir a leitura para cada signo. Pode ler Sol e ascendente, se quiser:

HORÓSCOPO DE ÁRIES

Horóscopo novembro: as previsões completas para cada signo - ELLE Brasil (2)

Vibes do mês:outubro foi intenso intensivo alta intensidade!! Agora é hora de lidar com as transições desse período pós-eleitoral. Num nível mais íntimo, a temporada de Escorpião pede limpeza, encerramentos dignos e reorganização das vibes. Limpa limpa limpa todo o ódio coletivo, aos poucos novembro vai se movimentando em direção à temporada sagitariana. A segunda metade do mês parece ser mais promissora para pensar em futuro, mas, até lá, aproveite para futricar o passado e se certificar de que está resolvendo tudo o que precisa ser resolvido.

Marte retrógrado em Gêmeos bem doidinho das ideias:desde o dia 30/10, Marte transita em movimento retrógrado no signo de Gêmeos. Esse é um trânsito ambíguo e escorregadio. Rotina, conversas casuais e relações mais próximas podem indicar o que precisa ser revisado e feito de forma diferente. Talvez sua rotina fique um pouco bagunçada, reflexo da cabeça com mil abas abertas, do jeitinho que Marte em Gêmeos gosta. Quem conseguir focar sem se pressionar para fazer tudo ao mesmo tempo pode amenizar o estresse desse trânsito. O melhor é você encontrar um jeito diferente do seu habitual para realizar seu dia a dia. Esse trânsito aconselha que você leve em consideração as suas peculiaridades e assuma suas esquisitices. Ideias peculiares também podem surgir e, talvez, você esteja num processo de aperfeiçoar algum método de trabalho ou jeito de colocar o que você sabe em prática. É uma vibe bem reflexiva, que pode trazer oportunidade de mudar de ideia, aprender algo de novo e se testar a fazer algo diferente. Não é tanto um trânsito para iniciar coisas novas, mas favorece resolver pendências e mal-entendidos. Vale ter cuidado com a linguinha de chicote, pois nesse trânsito falador passa mal.

O que mais você precisa saber:Júpiter já está de volta ao signo de Peixes, onde transita até 20/12. Use esse período para resolver pendências, se dedicar na terapia e focar no autoconhecimento. Tomar distância de certas coisas e não se dar tanta importância pode ser um bom remédio para noias que possam surgir dessa recuada de Júpiter, que antes transitava no seu signo, mas agora volta para trás. Outubro foi fritação. Tente dar um desconto nesse próximo mês. Vamos nos acalmar, vai dar tudo certo.

HORÓSCOPO DE TOURO

Horóscopo novembro: as previsões completas para cada signo - ELLE Brasil (3)

Vibes do mês:ai que alegria, ai que tesão! Novembro ativa sua casa 7 para movimentar a vida amorosa e também para trazer reconciliações. Viemos de um mês intenso e estamos em plena temporada de eclipses. No dia 8/11, um eclipse lunar (não visível no Brasil) e uma Lua cheia em Touro indicam mais processos de mudança para taurines de Sol, ascendente ou Lua. Eclipses sugerem uma mudança de ponto de vista, o que combina com o trânsito transformador (e às vezes desnorteante) de Urano em Touro. As coisas estão mudando, você está mudando. Esse é um momento para dar um salto. Com Vênus transitando em Escorpião e Saturno no movimento direto, é preciso que você seja mais faca na bota e desafie seus limites para vencer barreiras.

Marte retrógrado doidinho, vai com calma:no dia 30/10, Marte iniciou sua retrogradação no signo de Gêmeos. Essa retrogradação dura até o dia 12/1/23 e, até lá, esse trânsito promete um fim de ano focado em trabalho, dinheiro e reformulação das suas iniciativas. Esse Marte retrógrado faz aspecto de quadratura com Netuno em Peixes, o que no astrologuês indica confusão. Existe a necessidade de pisar fofo e pisar no freio antes de se jogar em viagens furadas. Andar em círculos, falar muito e fazer pouco ou tentar fazer muito, mas ter que refazer tudo, fazem parte desses trânsitos. Não cante vitória antes da hora. Esses trânsitos pedem que você ative sua taurinice desconfiada e vá com calma.

Júpiter volta para Peixes:para além da confusão de Marte/Netuno, temos Júpiter de volta ao signo de Peixes, o que é um ótimo sinal para taurines de Sol, ascendente ou Lua. Existe uma boa porção de sorte para melhorar sua vida ou pelo menos atenuar eventuais prejuízos. Por isso, vá com calma, mas não pare. Continue seguindo devagar & sempre. Amizades queridas e boas alianças podem agora ser fortalecidas, restabelecidas ou renovadas. No dia 20/11, Júpiter retoma seu movimento direto, e taurines terão até 20/12 para aproveitar algumas semanas de sorte e bons ventos. Esse é um trânsito que sugere sensibilidade, observação atenta, amizade, amor e rede de apoio. Não se isole. Você vai ser mais feliz perto de outras pessoas. Se precisar, peça ajuda e receberá. Apesar da instabilidade desse momento, o futuro é, sim, promissor.

HORÓSCOPO DE GÊMEOS

Horóscopo novembro: as previsões completas para cada signo - ELLE Brasil (4)

Vibes do mês:novembro é um mês para sossegar, o que será difícil de fazer. Agora que Marte transita em movimento retrógrado, a energia é muito mais introspectiva mas ainda assim inquieta. O tom é de mudança interna, reavaliações e mudança de atitude. A cabeça pode estar com mil abas abertas, mas é preciso distinguir entre o que é ruído e o que realmente faz sentido. É também importante abraçar suas peculiaridades e esquisitices. Essa é a maior força do momento: fazer as coisas do seu jeito, mas sem pressa e sem forçar a barra. Marte retrógrado escreve certo por linhas tortas. E essa retrogradação se estende até 12/1/23. O melhor a fazer antes de agir é dar um reset, limpar os pensamentos e tentar ponderar quais são as suas prioridades para o próximo ano. Na dúvida, fuja de complicações e tente aterrar no que é simples e prático. Os trânsitos astrológicos desse período estão uma grande viagem, precisamos ter cuidado. Agora não é o melhor momento para agir na emoção. Mais do que nunca, será preciso filtrar o que ocupa sua cabeça e a que você dá ouvidos.

Período de transição:novembro vai gradualmente entrando numa vibe mais mutável. Júpiter já transita em Peixes e em breve retoma o seu movimento direto. Com Sol, Vênus e Mercúrio em Escorpião, o que se ativa é a necessidade de trabalhar para algo que vá além dos seus interesses pessoais. Depois, com a chegada da temporada de Sagitário, uma vibe de abertura e expansão toma conta, suavizando a tensão e indicando um período mais gentil e mais favorável para se dedicar às suas relações mais importantes. Vênus e Mercúrio fazem uma conjunção no seu signo oposto indicando um bom momento para conversas construtivas. Projetos de longo prazo e boas parcerias também estão inclusos no pacote desse período. Júpiter em Peixes movimenta suas aspirações, seus desejos, sua sorte e indica um período de crescimento na vida.

O que mais você precisa saber:a necessidade de parar, revisar e respirar é importante para que você não jogue sua energia no lixo. A configuração astrológica desse período sugere confusão, viagens furadas e muita possibilidade para a boa e velha autossabotagem. Antes de fazer e acontecer, é importante reconhecer território e o cenário que está mudando. Boas oportunidades podem surgir se você souber mudar de ideia ou, pelo menos, ser mais flexível quanto aos seus desejos. Talvez convicção não seja o seu forte agora. Tudo bem tomar um tempo extra para avaliar cada situação. Mas é bom lembrar que Júpiter em Peixes traz boas oportunidades, inclusive para retomar coisas que foram deixadas de lado por qualquer motivo. A vibe é de retorno e de retomada. Aproveite, vá com calma, e boa sorte.

HORÓSCOPO DE CÂNCER

Horóscopo novembro: as previsões completas para cada signo - ELLE Brasil (5)

Vibes do mês:estamos em plena temporada de eclipses, o que significa intensidade e transformações. Neste mês, é a vez de um eclipse lunar que acontece no dia 8/11 e não será visível no Brasil. Esse eclipse traz uma conjunção entre Lua cheia e Urano em Touro e exalta a vontade de pensar no futuro sob um outro ponto de vista. Existe uma mudança na vida social, amizades e coletividade. Enquanto isso, a temporada de Escorpião traz uma luzinha pra um lado mais divertido da vida. Sexo, prazer, escolhas, criatividade, motivos para comemorar e retomar a esperança, tudo isso está brilhando com força.

Júpiter volta ao signo de Peixes:esse é o trânsito das delícias, da consciência e da abertura de horizontes. Antes de ir atrás das suas ambições, é preciso entender os seus porquês e o que realmente te motiva. Esse retorno de Júpiter em Peixes propicia que você se realinhe com seu caminho e com escolhas mais genuínas para você. É favorável também para estudos, mudança de ideia e retomada de planos que foram esquecidos ou deixados de lado. Vale a pena escutar os bons conselhos que surgirem nas próximas semanas. Júpiter transita em Peixes até o dia 20/12. Depois, ele ingressa em Áries, desta vez direto e pra ficar, mas isso já é conversa para o fim de ano.

O que mais você precisa saber:o trânsito mais impactante num ponto de vista coletivo é a retrogradação de Marte no signo de Gêmeos. Essa retrogradação se estende até 12/1/23 e indica um ciclo de algumas semanas de muita doiderinha, comportamentos erráticos e ambíguos. Num ponto de vista mais individual, é importante filtrar o que realmente importante e o que é complicação sem sentido. Marte em Gêmeos é cheio de problematizações pelo simples prazer de argumentar e nem sempre se embasa na realidade prática. É importante pisar no freio e não se deixar levar por ideias sem pé nem cabeça. Embarcar em viagens pode ser trabalhoso para você. Poupe seus esforços e fuja de treta maluca. No dia 23/11, se inicia a lunação de Sagitário com Júpiter já transitando direto. É importante que a sua energia de trabalho e colaboração seja canalizada para ações que realmente fazem a diferença. Numa vibe mais mutável, esse pode ser um período para você questionar o que acredita e como isso impacta na sua vida.

HORÓSCOPO DE LEÃO

Horóscopo novembro: as previsões completas para cada signo - ELLE Brasil (6)

Vibes do mês:coletivamente, o clima é de celebração, mas a tensão só tende a diminuir mesmo em janeiro, quando Marte retomar seu movimento direto. Até lá, viveremos o desenrolar da retrogradação de Marte no signo de Gêmeos, que começou justamente no dia 30/10. Vibes de tumulto, ruídos e muito blábláblá, mas pouca ação. Para ajudar, Marte faz um aspecto de quadratura com Netuno em Peixes, o que indica nebulosidade e até ações cômicas vindas de lugares inesperados. Netuno simboliza as fantasias e, em quadratura com Marte, pode ser traduzido em boatos falsos, prejudiciais e até mesmo cômicos, uma vez que Marte está num signo mercurial que não tem medo de debochar da credulidade das pessoas. Diante disso tudo, esse não parece o melhor momento para tomar atitudes impensadas na base da emoção ou de fontes pouco confiáveis. Marte em Gêmeos é doidinho e testa a paciência de quem se leva muito a sério. O ideal é saber separar as coisas e não levar tudo para o pessoal.

Temporada de eclipses:como se fosse pouco, ainda temos um eclipse lunar em conjunção a Urano em Touro no dia 8/11. Estamos em plena temporada de eclipses, o que indica momentos decisivos para transformações coletivas. Em outubro, tivemos um eclipse solar em Escorpião não visível no Brasil. Em novembro, teremos mais um eclipse, dessa vez lunar. Esse eclipse também não será visível no Brasil, mas garante uma lunação intensa. Signos fixos estão vivendo uma espécie de encruzilhada. De um lado, Saturno. De outro, Urano. E de outro, Sol, Vênus e Mercúrio em Escorpião. A vontade é de dar uma sumidinha estratégica para respirar e organizar tudo com calma. Existe uma necessidade de se libertar de certas travas e tensões. Nesse astral, a intimidade traz momentos mais pacíficos e gostosos, principalmente se vier na companhia de pessoas que te deixam à vontade e em paz, o que nem sempre coincide com a família ou sua moradia do momento. O importante é você se sentir em casa, não importa onde seja essa casa.

O que mais você precisa saber:se as primeiras duas semanas do mês parecem mais intensas e tensas, a segunda metade do mês tende a ser mais divertida. Com Vênus, Mercúrio e, depois, Sol entrando em Sagitário, a vibe se torna mais extrovertida, ideal para celebrações e festinhas. Para além das preocupações e ansiedades, vamos curtir a vida e não desperdiçar nenhuma oportunidade para comemorar o que quer que seja.

HORÓSCOPO DE VIRGEM

Horóscopo novembro: as previsões completas para cada signo - ELLE Brasil (7)

Vibes do mês:fim do ano tá chegando e parece que ainda tem muita coisa para ser feita. Novembro dá continuidade à temporada de Escorpião e tende a ser socialmente movimentado para virginianes de Sol, ascendente ou Lua. No dia 8/11, um eclipse lunar em Touro indica mudanças no seu ponto de vista, o que é bem-vindo nesse fim de ano de reorganização. Esse é um momento para abrir a mente sem ter a pretensão de entender tudo e organizar tudo agora. Deixe as ideias virem, deixe a inspiração surgir e só depois você vê como vai colocar tudo em prática.

Marte retrógrado em ação:esse é o trânsito das doiderinhas e viagens furadas. Marte iniciou sua retrogradação justamente no dia 30/10 e se estende até 12/1/23. Esses dois meses podem ser mais enrolados do que se imagina. Com idas e vindas, Marte retrógrado tem um jeito indireto de agir e fazer valer sua vontade. Aqui reina a ambiguidade, e o jeito que se fala pode importar mais do que o que se fala. Aliás, convém pisar no freio antes de comprar brigas que não levam a lugar algum. Essa retrogradação de Marte indica um período de mudança de rumos, experimentações e ensaios do que vai se consolidar no próximo ano. Não tenha pressa para ter um plano ou ideia definida. Aproveite esse tempo para se descobrir e se experimentar. Quem souber se abrir para mudanças pode achar esse período muito construtivo e repleto de aprendizados (mas fica aqui aquela típica reclamação: às vezes, a gente não quer aprendizado, às vezes, a gente só quer viver burra e em paz!).

O que mais você precisa saber:depois de desapegar do que não faz mais sentido e se liberar de travas e pressões sociais, agora é hora de ir atrás do que alimenta seu intelecto e expande suas referências e visão de mundo. Com o retorno de Júpiter no signo de Peixes, é hora de retomar contatos e renovar amizades e parcerias deixadas de lado. Ainda há coisas a serem feitas e pessoas para entrar na sua vida. Júpiter transita em Peixes até 20/12 e, até lá, você estará no clima de reencontros, reconciliações e retomada de contato com pessoas importantes no seu caminho. Abra o coração, mas não seja boba. Discernimento é a palavra de virgem. Boa sorte pra gente!

HORÓSCOPO DE LIBRA

Horóscopo novembro: as previsões completas para cada signo - ELLE Brasil (8)

Vibes do mês tudo junto misturado:estamos bem felizes, estamos com medo do caos e da instabilidade coletiva, estamos ficando loucas, mas já estamos melhorando muito! Essa é a vibe dos trânsitos astrológicos de novembro. Com Marte transitando no movimento retrógrado desde 30/10 e em plena temporada de eclipses (o próximo ocorre no dia 8/11, será um eclipse lunar em Touro, não visível no Brasil), transformações importantes e o tom de disputa ainda seguem pela primeira metade do mês. Depois, vamos entrando gradualmente na temporada sagitariana e tudo vai ficando mais fluido, mais tranquilo e mais assentado – pelo menos no cenário coletivo, já que a temporada de Sagitário promete ser mais ocupada e produtiva para Libra. Mas, mesmo na correria, as coisas podem, sim, rolar suavemente.

Marte retrógrado e a nossa burrice de cada dia:Marte iniciou sua retrogradação justamente no dia 30/10, e esse movimento se estende até 12/1/23. Andando para trás, esse planeta fica superevidente nas movimentações desse período. Esse Marte faz quadratura com Netuno e tem uma energia contestadora, voltada para impor vontades e também para agir, mas nem sempre tem base numa visão realista. Esse é o trânsito da fantasia, por isso é melhor pisar no freio e respirar antes de se jogar para tudo que é lado. Em Gêmeos, essa retrogradação ativa a necessidade de revisar estudos e aprendizados, e talvez encontrar um novo jeito para consumir informação e notícias. Pois é, a saúde anda pra lá de mental. Talvez esse possa ser um bom momento para buscar uma segunda opinião, considerar outros pontos de vista e escutar uns bons conselhos (ou se blindar de convicções e ideias burras). É preciso visualizar as nuances, pois esse trânsito é ambíguo e isso pode travar a mente de muita gente. A confusão faz parte desse trânsito, por isso, vale a pena pisar no freio antes de agir na onda maluquete.

O que mais você precisa saber:apesar da retrogradação de Marte, temos outros trânsitos que indicam um fluxo de movimento e realização. Saturno já transita em movimento direto e sabe o que quer e o que precisa fazer (ou deixar de fazer). Tudo é uma questão de organização. Para atenuar complicações que podem acontecer lá na frente, Júpiter em Peixes vem para dar aquele salve e um empurrãozinho da sorte para resolver de uma vez por todas pendências chatinhas. Esse é um mês para organizar o fim do ano e focar no que realmente importa.

HORÓSCOPO DE ESCORPIÃO

Horóscopo novembro: as previsões completas para cada signo - ELLE Brasil (9)

Vibes do mês:fortes emoções e sentimento genuíno de comunidade marcam essa temporada escorpiana. Outubro não foi fácil e novembro promete seguir nesse fluxo, pelo menos na primeira metade do mês. Mas não ser fácil não significa que não vale a pena. Como eu disse no horóscopo de outubro, eu acredito na bruxaria e no poder de transformação desse período. Os trânsitos astrológicos apenas refletem nosso estadinho completamente biruleibe das ideias. Mas, apesar de todo ruído, existem motivos para comemorar. A parte mais otimista desses trânsitos certamente é o retorno de Júpiter ao signo e Peixes, o que, para Escorpião, ativa a casa do amor, do prazer e das brincadeiras bobas & gostosas. Júpiter transita em Peixes até 20/12. Aproveite esse período para exercer seu sagrado direito de piranhagem ou, se isso não for a sua vibe, faça algo pela sua felicidade, priorize bons momentos e não deixe passar em branco oportunidades de celebração. Governo Bolsonaro tá com os dias contados e isso é algo e tanto e merece ser festejado.

Saúde pra lá de mental:com Marte transitando em movimento retrógrado, e ainda por cima no signo de Gêmeos, é preciso colocar tudo em palavras e tentar expurgar as incomodações através da fala e de conversas necessárias, mas talvez isso não seja tão simples. Existe uma vibe travada para parar e pensar. Com Mercúrio transitando no seu signo, o silêncio já comunica o que é preciso. Além disso, esse Marte retrógrado faz quadratura com Netuno em Peixes, o que intensifica essa sensação de realidade paralela. Ainda estamos numa disputa pelo o que é considerado realidade. E isso no contexto Brasil eleva a tensão além dos limites do bom senso. Esse trânsito de Marte em Gêmeos chega a ter um tom cômico, então, não esqueça de manter o bom humor em dia, pois isso salva a saúde que já anda pra lá de mental.

Temporada de eclipses:se em outubro o eclipse solar em Escorpião veio para encerrar ciclos, o próximo eclipse, dessa vez lunar, com a Lua cheia em Touro, vem para abrir caminhos e expandir possibilidades. Não que esse eclipse seja fofo. Eclipses não são nada fofos e, quando eventos coletivos acontecem em temporada de eclipses (por exemplo, uma eleição), seus efeitos são intensos para longo prazo. No dia 8/11, a Lua cheia em Touro faz conjunção com Urano e o nodo norte, trazendo sinais de mudanças profundas para o cenário coletivo. Esse eclipse não será visível no Brasil, mas ainda assim impacta numa lunação de peso. Sendo Touro o signo oposto de Escorpião, é preciso aterrar e organizar as ideias na realidade prática. A conjunção com Urano fala de transformações, mas a retrogradação de Marte num signo de ar desaconselha ficar pirando muito nas ideias, consumindo muitas notícias e se deixando consumir por um blábláblá infinito. Esse período favorece quem conseguir focar, aterrar e se movimentar de forma pragmática. Saturnão tá direto e forte para dar estrutura e organização. E Júpiter voltou em Peixes para melhorar a vida. Focar, celebrar, beijar na boca e não pirar com os pirados. Esse é o mantra do mês.

HORÓSCOPO DE SAGITÁRIO

Horóscopo novembro: as previsões completas para cada signo - ELLE Brasil (10)

Vibes do mês:agora que as eleições já passaram e temos uma definição, é hora de pensar no futuro. Mas não pense que esse período vai passar voando ou fluir na suavidade. Suavidade coisa nenhuma. Com a temporada de Escorpião e Marte retrógrado, as coisas tendem a se arrastar no tempo e esse fim de ano promete ser enrolado. Bloqueios e travas são literais e metafóricos. O clima é de disputas, deboche e atrasos. É claro que tudo melhora gradualmente a partir da segunda metade do mês quando Vênus e Mercúrio fazem uma conjunção em Sagitário. Ufa! Que alívio ultrapassar a temporada escorpiana e chegar no astral sagitariano livre, leve e solto. Quer dizer, mais ou menos livre e leve, pois Marte retrógrado continuará marcando presença até janeiro de 2023. Mas com Júpiter voltando para Peixes, o sentimento passa a ser de união, reconciliação, pacificação e aterramento. Esse é o momento para criar e resgatar boas memórias afetivas, buscar conforto e paz na sua casinha ou ir atrás de liberdade para mudar e se liberar de situações do passado.

Só o deboche salva:como mencionei acima, Marte já transita em movimento retrógrado e traduz todo esse escândalo de bloqueio nas estradas e tentativa de inventar qualquer desculpa para não aceitar a derrota de Bolsonaro. A ambiguidade desse astral é doidera e as consequências de se viver numa realidade paralela ficam bem evidentes nessas manifestações sem pé nem cabeça. Antes de sair se debatendo, é preciso parar e respirar. O mais aconselhado é pisar no freio para não validar manifestações fantasiosas. Tem pessoas e situações que tornam impossível um diálogo real. É apenas repetição infinita de um mesmo blábláblá deslocado da realidade. Para além desse ruído todo, é importante que você saiba filtrar o que chega até você. Esse é um período para se blindar e se poupar, pelo menos até a chegada da temporada de Sagitário que começa a se desenrolar na segunda metade do mês.

Astral de transição:a parte mais delícia do mês começa no dia 16/11, quando Vênus ingressa em Sagitário e o clima começa a virar e ter um tom mais jupiterial/animadinho. No dia 17/11, é a vez de Mercúrio entrar em Sagitário. E no dia 21/11, uma conjunção perfeita entre Vênus e Mercúrio acontece no seu signo. Tem a ver com autocuidado, paz, ajuda mútua, cabeça funcionando muito bem e capacidade de se virar nos trinta com desenvoltura e charme. Esse é o seu momento para renovar o seu carisma. No dia 22/11, o Sol ingressa em Sagitário e, no dia seguinte, já temos o início de uma nova lunação. Ótimo ano para fazer aniversário e ter o Sol em Sagitário! Apesar do ruído de Marte em Gêmeos, Júpiter já estará transitando em movimento direto, dando todo o suporte que você precisa para melhorar sua vida e ficar em paz! E, se a paz não rolar, use o deboche como sua arma. Não dá pra se levar tão a sério, que dirá levar a sério tudo que os doidos fazem nesse país. Vamos liberar a tensão dos ombros e confiar que o que é nosso tá guardado (mas se precisar brigar, tamo aí!).

HORÓSCOPO DE CAPRICÓRNIO

Horóscopo novembro: as previsões completas para cada signo - ELLE Brasil (11)

Vibes do mês:esse período pede foco extra e nada de se levar tão a sério. É muita falação para pouca ação. A energia de Marte em Gêmeos é supermental e está relacionada ao acúmulo de notícias, excesso de estímulos mentais e feeds infinitos. O maior destaque vai para a retrogradação desse Marte em Gêmeos, que se iniciou no dia 30/10 e vai até 12/1/23. São cerca de dois meses do mais puro suco do caos brasileiro andando em círculos numa falação sem fim, o país fervendo nessa transição de governos e a nossa saúde pra lá de mental. Coletivamente, esse trânsito enfatiza os perigos do fanatismo, da desinformação e de uma vivência desconectada da realidade comum. Num nível mais pessoal, esse trânsito pode indicar muito trabalho e pouca produtividade. Como se as coisas estivessem andando em ritmo mais lento ou tendo que ser refeitas e constantemente revisadas. Faz parte. O importante é não se consumir por coisas que estão fora do seu controle. Às vezes, fazer nada é a melhor coisa a ser feita, e também a mais difícil.

Júpiter em Peixes, bons drinks e amigues:outro destaque desse período é o retorno de Júpiter no signo de Peixes em trígono com Sol, Vênus e Mercúrio em Escorpião. Júpiter retoma o movimento direto no dia 23/11 e completa seu ciclo em Peixes até o dia 20/12, quando, então, entra de vez em Áries. Esse vai e vem fala da sua intimidade, dos aprendizados desse período, da convivência social, dos irmãos, de amigos e planos para o futuro. Hora de se expressar e hablar mesmo. Considere ter flexibilidade para aprender novos pontos de vista, mas entenda que é importante que você também contribua com a sua visão e opinião própria. Outro tema importante para esse trânsito é a comunicação e a maneira pela qual você transmite suas ideias.

O que mais você precisa saber:estamos em plena temporada de eclipses, o que sinaliza a importância das decisões e movimentações coletivas desse período. Em outubro, tivemos um eclipse solar em Escorpião encerrando ciclos e promovendo liberações. Agora, em novembro, teremos um eclipse solar em Touro, expandindo possibilidades, ideias e recomeços (será no dia 8/11, não visível no Brasil). Mas nada disso é suave. De um ponto de vista mais pessoal, esse eclipse é apenas uma Lua cheia intensa em conjunção a Urano em Touro. Vontade de sair correndo pelado na rua, vontade de mandar todo mundo se f*der, vontade de abraçar o mundo e dizer que vai ficar tudo bem. Temos motivos para celebrar e motivos para brigar. O importante é você saber o que você quer e onde você vai aplicar essa sua energia.

HORÓSCOPO DE AQUÁRIO

Horóscopo novembro: as previsões completas para cada signo - ELLE Brasil (12)

Vibes do mês:doidera né meu amor, e também celebração, alegria, festa e muito deboche. De todos os signos, o ponto de vista de Aquário talvez seja o mais privilegiado neste momento. Depois de dois anos comendo o pão que Saturno amassou, parece que agora as coisas estão se encaminhando. Este é um momento para pensar no futuro. No ano que vem, Saturno encerra seu ciclo em Aquário e ingressa em Peixes. Mas, antes de ter esse fechamento de milhões, um último desafio surge. É que a temporada escorpiana traz transformações no seu trabalho e nos seus caminhos. Outubro contou com um eclipse lunar encerrando ciclos e promovendo liberações. Agora, em novembro, teremos mais um eclipse, dessa vez solar, no signo de Touro, em 8/11. Nenhum deles foi ou será visível no Brasil mas, de qualquer forma, indicam lunações intensas de mudança de paradigma e também mudanças práticas no seu trabalho, vida pública e vida privada.

Dedo no cy e gritaria:outro trânsito de destaque é o de Marte em Gêmeos. Marte iniciou sua retrogradação justamente no dia 30/10 e segue nesse fluxo contra-mão até 12/1/23. Até lá, vale ter cuidado extra com viagens furadas hehe. A busca é por mais prazer, mais tesão, mais paixão, mais leveza e diversão. O Brasil feliz de novo! Mas, se no meio do caminho tiver um caminhão trancando a estrada, a melhor coisa a fazer é dar meia volta e voltar pra trás. Esse voltar pra trás pode ser literal ou metafórico. Aconselho você a retomar hobbies e coisas que você gosta e sente identificação. Considerando que Marte rege Escorpião, isso tudo tem um impacto no seu futuro. Ao fazer planos, considere deixar um espaço para viver mais.

O que mais você precisa saber:Júpiter já voltou para Peixes e. a partir do dia 20/11, comanda o astral e retoma seu movimento direto. Com Vênus, Mercúrio e Sol ingressando em Sagitário, o astral muda e tudo fica mais leve, mais debochado e cheio de fogo pra se jogar. Existe um clima de união no ar e boas oportunidades para usufruir da companhia dos seus amigos. O espírito coletivo está fortíssimo! Num nível pessoal, esse pode ser um momento para receber os frutos do seu trabalho, sejam esses frutos o orgulho de um trabalho bem feito, dinheiro bom ou reconhecimento (ou quem sabe tudo isso junto?). Finalmente as humilhadas estão sendo exaltadas! Eu acredito nessa alternância de vibes, amém!

HORÓSCOPO DE PEIXES

Horóscopo novembro: as previsões completas para cada signo - ELLE Brasil (13)

Vibes do mês:não vou dizer que esse mês será perfeito, porque ainda tem muito caos comendo solto nesse Brasil de meu deus, mas a coisa começa a melhorar, isso é inegável! Reconhecer suas vitórias e celebrar as pequenas conquistas ajudam a consolidar o sentimento de estar no caminho certo. Esses pequenos rituais de junção e comemoração nos ajudam a aterrar e focar na vida que estamos construindo e na vida que queremos para o futuro. Esse é um bom momento para focar no seu autoconhecimento e traçar suas metas para esse fim de ano, com consciência do que você deseja e do que você precisa.

Astral fortíssimo:o mês começa com Sol transitando em Escorpião, ativando sua visão de raio-x para perceber coisas e analisar situações. Inteligência não falta, mas é preciso ampliar a mente para outros pontos de vista. No dia 8/11, uma Lua cheia eclipsada em Touro traz epifanias e aprendizados práticos para a sua vida. Essa Lua é pura bruxaria, mas nem precisa fazer ritual nenhum. Apenas sentir e viver já está ótimo! A treta fica por conta de Marte retrógrado em Gêmeos. Esse é o trânsito da loucurinha e indica uma instabilidade. Proteja sua energia e se blinde de preocupações exageradas. Marte transita num signo de ar, supermental, e também se relaciona com questões de redes sociais, discussões, bate-boca e a saúde pra lá de mental. Já sabemos que o Natal em família tem grandes chances de ser insuportável este ano, mas isso já é conversa para o mês que vem.

Jupiterzão mil grau:Júpiter está de volta ao seu signo e, a partir do dia 23/11, retoma o movimento direto. Até lá, Vênus, Mercúrio, Sol e Lua estarão transitando no signo de Sagitário, movimentando seu Meio do céu, futuros trabalhos, boas oportunidades e realizações. Foque no que é construtivo na sua vida e esse momento vai ficar guardado na memória. Júpiter transita no seu signo até 20/12. Até lá, aproveite para se abrir e se mostrar mais. Não se esconda nem se isole. Assuma a sua gostosura e aceite os presentes da vida.


Top Articles

Latest Posts

Article information

Author: Gov. Deandrea McKenzie

Last Updated: 12/31/2022

Views: 5961

Rating: 4.6 / 5 (46 voted)

Reviews: 93% of readers found this page helpful

Author information

Name: Gov. Deandrea McKenzie

Birthday: 2001-01-17

Address: Suite 769 2454 Marsha Coves, Debbieton, MS 95002

Phone: +813077629322

Job: Real-Estate Executive

Hobby: Archery, Metal detecting, Kitesurfing, Genealogy, Kitesurfing, Calligraphy, Roller skating

Introduction: My name is Gov. Deandrea McKenzie, I am a spotless, clean, glamorous, sparkling, adventurous, nice, brainy person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.